segunda-feira, 30 de agosto de 2010

Tema e Formulação da Pergunta de Partida

Nome: Tobias Marcelo do Nascimento


Disciplina: Pesquisa e Saber Docente (PSD)

Turma: AL09PSD

Mediadora: Andréa Duque

Atividade 1A e 1B – Tema e Formulação da Pergunta de Partida

Tema de Trabalho:

Uso pedagógico de mídias na escola: práticas inovadoras;

O que quero saber?

Já sabemos que o estudo da estatística é um dos conteúdos mais importantes de matemática, pois tem tudo no cotidiano e os alunos devem entender e aplicar os conceitos em seu cotidiano, inclusive a estatística é objeto de avaliação na Prova Brasil para o Ideb (Índice de desenvolvimento da educação básica) e no Enem (exame nacional do ensino médio). A parte da estatística esta representada no Tratamento da Informação, com os descritores da prova Brasil, que são diferentes pra cada nível de ensino.

Para o fundamental menor ( 4ª série ou 5º ano) os descritores do tratamento da informação serão:

D29 – Ler informações e dados apresentados em tabelas.

D30 – Ler informações e dados apresentados em gráficos (particularmente em gráficos de colunas).

Para o fundamental maior ( 8ª série ou 9º ano ), os descritores para tratamento da informação serão

D33 – Ler e interpretar informações apresentadas em tabelas /ou gráficos.

D34 – Interpretar, comparar e utilizar dados apresentados em gráficos (coluna, segmento e setores).

Para o ensino médio, os descritores para o tratamento da informação serão:

D34 – Resolver problema envolvendo informações apresentadas em tabelas e/ou gráficos.

D35 – Associar informações apresentadas em listas e/ou tabelas simples aos gráficos que as representam e vice-versa

O que quero fazer?

Pretendo retratar uma experiência pedagógica realizada por mim, em função de alguma atividade desenvolvida durante o curso.

Trabalhei com o tema Tratamento da Informação, com construção e interpretação de tabelas e gráficos.

Todo ano, desde o ano letivo de 2004, realizo esse tipo de trabalho, em qualquer turma desde o 6º ano do ensino fundamental até o 3º ano do ensino médio.

Já observei que alguns professores de matemática ficam paralisados, quando a direção pede que apliquem algo da matemática dentro do projeto da escola, pois muitos pensam que não há nada de matemática que se possa aplicar em algum projeto. Já participei de vários projetos da escola que leciono, os projetos sobre a Água (2008), sobre o Lixo e reciclagem (2009), Plantas medicinais (2010) e Gravidez precoce (2010), onde apliquei a temática do uso da estatística, pois entendo que a estatística esta à nossa volta, seja em pesquisa eleitoral, em pesquisa de preços, descontos, toda sorte de gráficos e tabelas. Portanto, quero e pretendo relatar uma experiência pedagógica vivenciada por mim.

A Prática inovadora esta relacionada à informática, pois nos anos anteriores (2004 a 2009) eu utilizava somente a mídia impressa, e este ano, devido à especialização, fiz o trabalho com os alunos utilizando a mídia eletrônica, especialmente o uso dos computadores. A Prática inovadora é o uso do computador, pois as duas escolas em que leciono possuem laboratório de informática.


Referências

Matriz da prova Brasil e do Saeb, disponível em http://portal.mec.gov.br/index.php?option=com_content&view=article&id=209%3Amatrizes-da-prova-brasil-e-do-saeb&catid=143%3Aprova-brasil&Itemid=324 acesso em 26.Ago.2010.

Nenhum comentário:

Postar um comentário