sábado, 21 de maio de 2016

O QUE É e COMO FUNCIONA UM FOGUETE??

O QUE É UM FOGUETE?
Um foguete é constituído por uma estrutura, um motor de propulsão por reação e uma carga útil. A estrutura serve para albergar os tanques de combustível e oxidante (comburente) e a carga útil. Chama-se também "foguete" ao motor de propulsão apenas.
Existem várias formas de forçar os gases de escape para fora do foguete com energia suficiente para conseguir propulsionar o foguete para a frente.
 O tipo mais comum, que inclui todos os foguetes espaciais que existem atualmente e que voaram até hoje, são os chamados foguetes químicos, que funcionam libertando a energia química contida no seu combustível através de processo de combustão. Estes foguetes necessitam de transportar também um comburente para fazer reagir com o combustível. 

COMO FUNCIONA UM FOGUETE?
O princípio de funcionamento do motor de foguete baseia-se na terceira lei de Newton, a lei da ação e reação, que diz que "a toda ação corresponde uma reação, com a mesma intensidade, mesma direção e sentidos contrários".

Imaginemos uma câmara fechada onde exista um gás em combustão. A queima do gás irá produzir pressão em todas as direções. A câmara não se moverá em nenhuma direção pois as forças nas paredes opostas da câmara irão se anular.

Se introduzirmos um bocal na câmara, onde os gases possam escapar, haverá um desequilíbrio. A pressão exercida nas paredes laterais opostas continuará não produzindo força, pois a pressão de um lado anulará a do outro. Já a pressão exercida na parte superior da câmara produzirá empuxo, pois não há pressão no lado de baixo (onde está o bocal).

Assim, o foguete se deslocará para cima por reação à pressão exercida pelos gases em combustão na câmara de combustão do motor. Por isto este tipo de motor é chamado de propulsão por reação assim ele tem como subir e ir para o espaço.

TIPOS DE COMBUSTÍVEIS DE FOGUETES
Hidrogênio líquido e oxigênio líquido - usados nos motores do ônibus espacial
Gasolina e oxigênio líquido - usados nos principais foguetes de Goddard.
Querosene e oxigênio líquido - usados no primeiro estágio dos grandes propulsores do Saturno V do programa Apollo.
Álcool e oxigênio líquido - usados nos foguetes V2 alemães.
Tetróxido de nitrogênio/hidrazina monometílica - usados nos motores da Cassini.
propulsores de nitrogênio pressurizado - usados em alguns satélites
motores de íons  para propulsão - testados em novas naves espaciais

Nenhum comentário:

Postar um comentário