domingo, 3 de novembro de 2019

Prova Enem 2019 1º dia (Linguagens e Ciências Humanas) : RELATO DO QUE ACONTECEU

Olá, boa tarde, boa noite.

Irei relatar minha experiência ao fazer o AS PROVAS DO 1º DIA  ENEM 2019

1) Realizei a Prova em uma Unidade Escolar Municipal de Pilar-AL

2) Cheguei à unidade escolar as 12h e 40min.

3) Encontrei alguns dos meus alunos deste ano letivo e de anos letivos anteriores que também estavam esperando para entrar para fazer a prova. Parei para papear e dar força à eles.

4) Entrei na sala de aplicação as 12h 50min, levei apenas água mineral e  (TRES) CANETAS PRETAS  CRISTAL de  marcas diferentes ( BIC, COMPATOR N7  e FABER CASTEL),  só por precaução, mas utilizei apenas a caneta bic que deu conta do recado. Teve pessoas da minha sala que fizeram praticamente uma feira de lanches. Como eu tinha almoçado, não tive nenhum problema.

5) A Fiscal de sala mostrou o pacote lacrado com as provas, pediu que alguém examinasse e em seguida abriu o pacote de provas e fez a disctribuição das provas nominalmente em ordem alfabética inversa, começando da letra z.

6) Deu o toque de inicio, e começamos a prova, a parte mais complicada foi destacar a parte picotada sem estragar o cartão de resposta.

7) Comecei pela prova de Redação, que o tema deste ano foi muito fácil, fácil até demais, coisa que me deixou desconfiado, mas deu para desenrolar, o problema é quem for fazer a correção concordar com o que escrevi lá. Escrevi a prova na folha rascunho e só depois que ACONSELHO A GALERA QUE COMECE SEMPRE PELA PROVA DE REDAÇÃO, POIS AS SUA MENTE ESTÁ FRESCA COM DISPOSIÇÃO E DESCANSADA.


8) Neste passo aqui falarei da prova de Inglês, que por sinal estava muito boa. Não precisaria saber gramática, apenas possuir um bom vocabulário em inglês, nada  que uma boa musica traduzida e um bom jogo de videogame num possa fornecer tranquilamente . Aconselho a aprenderem inglês escutando a musica com a letra em mãos e em seguida com a musica traduzida em uma linha e a musica original na outra.

9) A prova de Linguagens estava bem trabalhosa, o que não  se observou foram questões de gramatica, mas apenas de interpretação de textos,entretanto,a interpretação estava condicionada à atualidade, o que estava acontecendo no momento atual e o texto de refereência

10) Finalmente a Prova de Ciências Humanas, Que estva muito conteudista, tinha muitas questões claras de filosofia e geografia. As questões de história e sociologia estavam mais camufladas. Muitas questões fáceis, onde você respondia por eliminação e utilizava o próprio corpo do texto para responder.

11) Após responder a Prova do 1º dia, peguei o cartão resposta e transcrevi a REDAÇÃO e AS  RESPOSTAS DAS 90 QUESTÕES.  Quando terminei  de trasncrever, perguntei à aplicadora quanto tempo ainda restava, ela me informou que ainda restavam 1h 40min para o término da prova. Tive que esperar 1h e 10min para trazer comigo o caderno de questões, que por sinal foi o AZUL.

12) Para passar o tempo que faltava, dormi, olhei para o quadro de avisos, e estava indicando que faltava 1h 30min para o término da prova, dormi de novo, e fiquei com o braço e a perna dormentes, tomei água que eu havia levado, dormi novamente. E quando o fiscal colocou que faltavam 45min, pedi para ir ao banheiro, aí me senti um fora da lei, passou  em mim um detector de metal na entrada e na saida do banheiro. Eu entendo e compreendo que existem pessoas que buscam burlar o exame do enem, por isso essa segurança toda. Fiz a prova em 2013 e não tinha essa segurança toda. Fui fiscal do enem em 2008, 2009 e 2010 e também não havia toda essa segurança.  A fiscal avisou que faltavam 30min para o término da prova, então levantei o braço e entreguei o cartão resposta, ela verificou se estava assinado, se tinha a digital e passou a lista de comparecimento para a assinatura.

Agora é esperar para as Provas de MATEMÁTICA, FISICA, QUIMICA E BIOLOGIA  do 2º dia


Nenhum comentário:

Postar um comentário