sexta-feira, 24 de setembro de 2010

Justificativa do TCC

Justificativa


Já sabemos que o estudo da estatística é um dos conteúdos mais importantes de matemática, pois se tem usado cotidianamente e os alunos devem entender e aplicar esses conceitos em seu cotidiano. A estatística é, inclusive, objeto de avaliação na Prova Brasil para o Ideb (Índice de desenvolvimento da educação básica) e no Enem (exame nacional do ensino médio). A parte da estatística está representada no Tratamento da Informação, com os descritores da Prova Brasil, que são diferentes para cada nível de ensino.

Pretendo retratar uma experiência pedagógica realizada por mim, em função de alguma atividade desenvolvida durante o curso. Trabalhei com o tema Tratamento da Informação, com construção e interpretação de tabelas e gráficos.Todo ano, desde o ano letivo de 2004, realizo esse tipo de trabalho, em qualquer turma desde o 6º ano do ensino fundamental até o 3º ano do ensino médio.

Já observei que alguns professores de matemática ficam paralisados, quando a direção pede que apliquem algo da matemática dentro do projeto da escola, pois muitos pensam que não há nada de matemática que se possa aplicar em algum projeto. Já participei de vários projetos da escola que leciono, os projetos sobre a Água (2008), sobre o Lixo e reciclagem (2009), Plantas medicinais (2010) e Gravidez precoce (2010), onde apliquei a temática do uso da estatística, pois entendo que a estatística esta à nossa volta, seja em pesquisa eleitoral, em pesquisa de preços, descontos, e em tabelas e gráficos. Portanto, quero e pretendo relatar uma experiência pedagógica vivenciada por mim.

A Prática inovadora está relacionada à informática, pois nos anos anteriores (2004 a 2009), eu utilizava somente a mídia impressa, e neste ano, devido à especialização, fiz o trabalho com os alunos utilizando a mídia eletrônica, especialmente o uso dos computadores. A Prática inovadora é o uso do computador, pois as duas escolas em que leciono possuem laboratório de informática.

Tobias Marcelo

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