sexta-feira, 24 de setembro de 2010

Descritores Utilizados no Tratamento da Informação

O tratamento da informação é muito importante na atual sociedade, onde os meios de informação dão informações todos os dias com tabelas e gráficos e o nosso alunado, para se tornar um ser pensante, crítico e auto-crítico, tem que entender e interpretar as diferentes informações que chegam até ele.
As Matrizes de Referência traduzem a associação entre os conteúdos praticados nas escolas brasileiras do ensino fundamental e médio, as competências cognitivas e as habilidades utilizadas pelos alunos no processo da construção do conhecimento.


Esse é um assunto de grande relevância para o entendimento dos fatos nos dias de hoje. É fundamental que o professor trabalhe com gráficos e tabelas em sala de aula. Há exemplos em profusão na mídia e os alunos devem ser fortemente incentivados a pesquisar discutir em sala de aula gráficos e tabelas obtidos em jornais, revistas, televisão, Internet etc. Esse tipo de atividade é riquíssimo para desenvolver a habilidade pretendida e para bem situar os alunos nos acontecimentos e problemas da atualidade.


De acordo com as Matrizes de Referencia do Saeb, um dos Temas tratados é o Tratamento da Informação onde os dois descritores da 4ª série são::

D27 – Ler informações e dados apresentados em tabelas.

D28 – Ler informações e dados apresentados em gráficos (particularmente em gráficos de colunas).

Os dois descritores do tratamento da informação, da 8ª série, são:

D36 – Resolver problema envolvendo informações apresentadas em tabelas e/ou gráficos.

D37 – Associar informações apresentadas em listas e/ou tabelas simples aos gráficos que as representam e vice-versa.

Os dois descritores do tratamento da informação para o ensino médio são

D34 – Resolver problemas envolvendo informações apresentadas em tabelas e / ou graficos

D 35 – Associar informações apresentadas em listas e ou tabelas simples aos gráficos que a representam ou vice-versa.

Nenhum comentário:

Postar um comentário